Neste domingo 07/12, o Reverendíssimo Bispo da Diocese de Itapeva, Dom Eduardo Malaspina, recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Capão-Bonitense, em uma cerimônia realizada após a Missa na Igreja Matriz da Nossa Senhora da Conceição.
O Título, outorgado pelo Decreto Legislativo 003/2025, de autoria dos Vereadores Célio de Melo, Neto Tallarico e Nino Nunes, foi aprovado por todos os Vereadores na Sessão Ordinária de 24/03/2025, em reconhecimento aos relevantes trabalhos realizados junto à Diocese de Itapeva.
Do Legislativo, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Alan Senciatti, e os Vereadores Célio de Melo, Neto da Farmácia, Neto Tallarico e Nino Nunes. Do Executivo, compareceram o Prefeito Dr. Júlio Fernando, acompanhado da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sra. Ana Luiza M. Souto Dias, os Secretários Municipais José Saito (Governo), Romano Oliveira (Relações Institucionais), Andrea Milani (Saúde), Carla Jeanice Sales (Finanças), Felipe Marques (Agropecuária, Obras e Meio Ambiente), Gilberto Tobias (Segurança Pública), Lucas Barros (Educação), Marcelo Batista (Planejamento), Priscila Morais Mello (Assistência Social), e demais servidores municipais. A cerimônia também contou com a presença do Deputado Estadual Edson Giriboni e do Deputado Federal Antonio Carlos Rodrigues, além da participação do Padre Luiz Antônio de Oliveira Júnior, Pároco da Paróquia da Nossa Senhora da Conceição entre as autoridades, e do público que permaneceu na Igreja Matriz após o encerramento da Missa.
O Prefeito Júlio Fernando discursou em nome das autoridades presentes, parabenizando os Vereadores autores do Decreto Legislativo e dando as “boas-vindas” ao homenageado como mais novo cidadão de Capão Bonito.
Em seguida, Dom Eduardo recebeu o Título de Cidadão Capão-Bonitense das mãos dos Vereadores Célio de Melo, Neto Tallarico e Nino Nunes; e presentes da Primeira Dama Ana Luiza M. Souto Dias e da Presidente da OAB Capão Bonito, Dra. Rosana Maria do Carmo Nito Nunes, que também presenteou o Padre Júnior.
A cerimônia foi encerrada logo após o pronunciamento de Dom Eduardo em agradecimento às homenagens.
Biografia
Dom Eduardo Malaspina nasceu em Tabatinga (SP) em 12 de julho de 1967.
Pertencente ao clero da Diocese de São Carlos, foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú (1992); Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (SP), de 1992 a 1999; Secretário Diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da Diocese de São Carlos de 2000 a 2008. Também exerceu os postos de representante dos Presbíteros da Diocese em diversos Encontros Nacionais de Presbíteros (ENP); Professor do Seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (INSFISTA) da Diocese; Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores; Chanceler do Bispado, de 2013 a 2017; Pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos (SP), de 2001 a 2018. Foi Pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos de 2001 a 2017. Em 7 de março de 2018, o então, Monsenhor Eduardo Malaspina foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Auxiliar de São Carlos. Sua ordenação episcopal aconteceu na Catedral São Carlos Borromeu, em 1° de maio de 2018. Ao ser eleito, escolheu como lema episcopal “IN AEDIFICATIONEM CORPORIS CHRISTI” que, traduzido do latim para o português, significa: “Para edificar o Corpo de Cristo”, e é uma citação tirada da Carta de São Paulo aos Efésios 4,12. Foi nomeado administrador paroquial da Paróquia São Bento na cidade de Araraquara no ano de 2020. Foi Vigário Geral da Diocese de São Carlos, sendo eleito pelo Colégio de Consultores da Diocese de São Carlos, como Administrador Diocesano, função que exerceu até 18 de dezembro de 2021. Também é Bispo Referencial da Comissão de Defesa da Vida do regional Sul 1 da CNBB e Presidente da Sub-Região Pastoral Campinas do regional Sul 1 da CNBB. Em 28 de dezembro Dom Eduardo Malaspina é nomeado o atual bispo Diocesano de Itapeva (SP).
Ao longo de sua vida construiu também uma sólida formação acadêmica. Depois de concluir o Seminário Menor (1982-1984) e a faculdade de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987), fez Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988-1991). É licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma. Concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru, de 2001 a 2004, e Mestrado em Teologia Pastoral na faculdade de teologia Nossa Senhora da Assunção, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 2009 a 2012.
Em Capão Bonito, que pertence à região episcopal de Itapeva, realiza constantes visitas e reuniões com os padres, autoridades, celebrando missas com os fiéis católicos, o sacramento da confirmação do batismo, visita a entidades assistenciais, instalação na cidade do Seminário Diocesano Propedêutico “Dom Silvio Maria Dário” de iniciação dos seminaristas da diocese de Itapeva.








