O 2º Encontro Municipal de Conscientização e Combate à Violência Contra as Mulheres aconteceu na última quarta-feira, dia 27/08, no Plenário da Câmara Municipal, recebendo 80 participantes das diversas Entidades e Instituições de Capão Bonito.
Organizado pelas Vereadoras Camila Camargo, Magali Ribeiro e Silvia Cecap, em parceria com a Dra. Rosana Nito, Presidente da OAB de Capão Bonito, o evento trouxe uma programação diversa, promovendo o compartilhamento de informações e orientações, proporcionando também momentos emocionantes e com muitas reflexões.
O Presidente da Câmara Municipal, Alan Senciatti, fez a abertura oficial da tarde, chamando a atenção para a importância da união do Poder Público, das instituições e da sociedade civil para a construção de uma cidade mais justa, humana e segura para as mulheres.
Em seguida, a Vereadora Camila Camargo agradeceu a parceria de todos que colaboraram para a realização do evento, inclusive da primeira edição. Destacou as diversas leis municipais que tratam de temas relacionados com as mulheres, nas áreas da segurança, geração de emprego e renda e educação.
Em sua fala, a Vereadora Magali Ribeiro abordou os impactos negativos da violência doméstica em todo seu entorno familiar e social da mulher.
Na sequência, a Vereadora Silvia Cecap lembrou a importância da denúncia e, consequentemente, de haver uma rede de apoio, não apenas composta por amigos e familiares, mas também pelo poder público e instituições.
Na sua apresentação, a Dra. Rosana Nito esclareceu os presentes sobre as diversas características e sinais presentes nos tipos de violência de gênero – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Também apresentou algumas leis federais que tratam do tema, como a Lei Maria da Penha, a Lei do Minuto Seguinte (garantia às vítimas de violência sexual de atendimento imediato, emergencial, integral e multidisciplinar no SUS), Lei do Feminicídio (tornou o feminicídio um homicídio qualificado e o coloca na lista de crimes hediondos), Lei Carolina Dieckmann (vazamento de fotos íntimas), Lei Joanna Maranhão (contagem do prazo prescricional do crime de abuso sexual a partir dos 18 anos da vítima) e a Lei da Importunação Sexual.
A Exma. Dra. Caroline Camargo, Juíza da 2ª Vara de Capão Bonito, compartilhou com o público sua ampla experiência no tema com diversos relatos, abordando a questão do ciclo da violência e centrando-se em orientações sobre a obtenção de Medidas Protetivas e também o que as mulheres podem fazer a partir da concessão desta ordem judicial. Ao final, respondeu os questionamentos dos participantes.
Fechando as apresentações da tarde, a Diretora do Depto. de Assistência Social de Ribeirão Grande, Priscilla Morais, brindou os presentes com importantes reflexões e com a interpretação de duas músicas que emocionaram a todos.
Encerrando o evento, as Vereadoras Camila, Magali e Silvia entregaram singelas homenagens às palestrantes e também à Sra. Heneida Sousa, em reconhecimento à sua participação na criação da primeira edição deste evento, em 2024.
As organizadoras informaram já estar planejando o conteúdo para a terceira edição do Encontro Municipal de Conscientização e Combate à Violência Contra as Mulheres em 2026.
Assista à íntegra do evento no link: https://www.youtube.com/watch?v=ihtVeUcaNF8&t=5755s