CONFIRA AS DISCUSSÕES E VOTAÇÕES DAS SESSÕES ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA DE 29/09. TRIBUNA LIVRE: FATEC

Na 33ª Sessão Ordinária de 2025 foram discutidos um Projeto de Lei do Executivo, três Projetos de Lei, dois Requerimentos e duas Moções, além de três indicações que foram encaminhadas ao Executivo pela Presidência.

Nesta Sessão Ordinária, o Presidente Alan Senciatti fez menção ao Dia Nacional do Vereador, comemorado em 01 de outubro, relembrando as funções regimentais dos vereadores e também o seu papel de interlocução entre a população e o Poder Executivo para a formulação de políticas públicas na defesa do interesse coletivo e do bem comum.

Na Ordem do Dia, foram discutidos e aprovados pelos Vereadores presentes:

– O Projeto de Lei do Executivo 0097-2025, de autoria do Prefeito Júlio Fernando Galvão Dias, sobre alteração do artigo 47 da Lei Municipal nº 4.357/2017, que dispõe sobre a Organização do Sistema de Ensino.

– O Projeto de Lei 0031-2025, do Vereador Eduardo Mendes, que explicou o conceito do “Desembarque Seguro”, para desembarque de mulheres, pessoas idosas e pessoas com deficiência fora dos pontos de parada dos ônibus do transporte coletivo urbano, no período noturno.

– O Projeto de Lei 0032-2025, do Vereador Neto Tallarico, para a denominação da via que liga o Jardim Cruzeiro e o Jardim Alvorada, como “Avenida Izaura Barreto Gomes”.

– O Projeto de Lei 0033-2025, do Vereador Neto Tallarico, que apresentou o Programa Municipal de Educação Ambiental com ênfase na Proteção da Fauna e Flora, Bem-Estar Animal e Políticas de Adoção e Castração de Animais Domésticos, no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Capão Bonito.

 

Em seguida foram votados e aprovados pelos Vereadores os Requerimentos 0072-2025, da Vereadora Camila Camargo, solicitando informações sobre asfaltamento do trecho final da Rua Bom Jesus do Chaves; e 0073-2025, dos Vereadores Rafael do Abner e Fio Londrina, para solicitar ao Executivo informações sobre o espaço destinado à instalação de torre de telefonia e internet, no Campo Municipal.

Também foram aprovadas as Moções de Congratulações 0065-2025, dos Vereadores Alan Senciatti e Nino Nunes, à diretora da Fatec Professora Drª. Sônia Maria Esposte Sturaro pelo trabalho realizado frente à instituição de ensino; e 0066-2025, do Vereador Neto Tallarico ao capãobonitense Felipe Baiá Carvalho Souto pela publicação do livro “Antes do mundo ser longe”.

 

Explicação Pessoal

O Vereador Fio Londrina foi o primeiro a usar a Tribuna, para comentar pedidos de moradores para averiguação de merenda escolar, que, após realizada, confirmou a regularidade da alimentação oferecida. O Vereador lembrou que Capão Bonito é a única cidade da região que permite que a merenda seja servida também para os funcionários da unidade de ensino, além dos alunos.

O Vereador Daan Cabeleireiro também comentou a questão da alimentação escolar explicando os fatos que ele acompanhou em uma unidade de ensino, referentes às quantidades e cardápios disponibilizados.

O Presidente da Casa, Alan Senciatti, ocupou a Tribuna, incialmente complementando a discussão sobre a merenda escolar. Observou que há melhorias a serem feitas, mas que entende que a administração tem oferecido uma alimentação de alta qualidade aos estudantes de toda a rede municipal de ensino. Anunciou entregas de projetos na Nova Capão Bonito, como recape de ruas, a quadra esportiva e a licitação do parque linear do bairro, agradecendo ao Governador Tarcísio de Freitas pela liberação de R$ 4,1 milhões de reais que irão viabilizar este projeto. Informou, ainda, que em reunião com o Prefeito Júlio Fernando e o Secretário de Planejamento, Marcelo Batista, ficou definido que a Nova Capão Bonito receberá 100% de iluminação de LED, assim como a Vila Aparecida. Finalizando, destacou a realização da audiência pública sobre a duplicação da SP 258 no dia 14/10.

Em seguida, o Vereador Nino Nunes falou sobre a conquista de uma pá carregadeira, conquistada por meio de recursos do Governo do Estado, para compor a frota da secretaria de obras na manutenção das estradas rurais do município. Comentou também reunião realizada a alguns bairros rurais para verificar a iluminação pública e as necessidades de ampliação ou recuperação, pensando já na destinação de recursos de Emendas Impositivas para essa finalidade já no orçamento de 2026. Agradeceu ao Deputado Estadual Edson Giriboni e ao Deputado Federal Antônio Carlos Rodrigues pelos recursos disponibilizados ao município que permitem a realização de melhorias na área rural. Finalizou comentando a reforma do posto de saúde do bairro Ana Benta, cuja entrega está prevista para daqui duas semanas. E, em seguida, será feita a reforma do bairro Pinhalzinho.

O Vereador Neto Tallarico comentou a Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA 2026, enfatizando a importância de os vereadores participarem dessa discussão que define a distribuição dos recursos financeiros do município para o próximo ano. Explicou que o acompanhamento continua na votação do Projeto de Lei e, depois, na execução das atividades de cada Secretaria Municipal durante 2026. Destacou duas ações que estará acompanhando com maiores detalhes: o programa do auxílio transporte universitário, cujo orçamento aumentou aproximadamente 30% em relação a 2025 – pelo que agradeceu o empenho do Prefeito Municipal Júlio Fernando e as Secretarias envolvidas – e que também contará com o incremento de recursos de Emendas Impositivas; e o programa de castração de cães e gatos, que é fundamental para o controle da população de animais abandonados, sobre o qual está trabalhando para conseguir mais recursos.

Na sequência o Vereador Clayton Sassá anunciou a contratação da empresa que fará a substituição da iluminação da Vila Aparecida para lâmpadas de LED. Informou que em breve será feita a licitação do asfaltamento das ruas do Jardim Amizade. Destacou também a entrega das obras de recuperação da Rua Acibe Ozi e agradeceu ao Prefeito Municipal Júlio Fernando e aos Secretários Marcelo Batista (Planejamento) e Felipe Marques (Obras), pela entrega destas solicitações da população. Comentou reunião realizada com o Secretário Marcelo Batista sobre projetos que somam um investimento de mais de R$ 1,3 milhão em melhorias no Bairro Boa Esperança. Relatou reunião com a Primeira Dama Ana Luíza Marques Souto Dias (Presidente do Fundo Social de Solidariedade) quando recebeu ótimas notícias para o município que em breve serão divulgadas.

O Vereador Eduardo Mendes comentou a inclusão das intérpretes de libras na transmissão das Sessões, cumprimentando e dando as boas-vindas às profissionais. Lembrou que a Língua Brasileira de Sinais é o principal meio de comunicação das pessoas com deficiência auditiva e sua participação nas Sessões garante que todos tenham acesso à informação e possam acompanhar os debates que acontecem na Casa de Leis sobre temas que impactam o dia a dia da população. Finalizou, reforçando a importância desta forma de comunicação.

 

Sessão Extraordinária

Na 36ª Sessão Extraordinária foram discutidos e votados os Projetos de Lei do Executivo para autorização de abertura de créditos adicionais: PLE 0099-2025 (comentado pelos Vereadores Daan Cabeleireiro, Camila Camargo e Clayton Sassá), PLE 0100-2025, PLE PLE 0101-2025, PLE 0102-2025, PLE 0103-2025, PLE 0104-2025, PLE 0105-2025, todos para viabilizar aquisições e contratações nas áreas de saúde, educação, obras e segurança pública.

 

Tribuna Livre

A Professora Doutora Sônia Maria Esposte Sturaro ocupou o espaço da Tribuna Livre como diretora da FATEC de Capão Bonito para apresentar os cursos disponibilizados no vestibular da Instituição, com início em 2026.

Foram destaques os novos cursos (Mecanização em Agricultura de Precisão e Sistemas Inteligentes), que se somam aos cursos já existentes (Silvicultura, Agroindústria e Gestão Empresarial – EAD) e ampliam as possibilidades de formação para a população local e regional.

Na oportunidade, a professora Sônia relembrou a trajetória que culminou nesta conquista, desde as primeiras reuniões com a participação do Vice-Prefeito Roberto Tamura; do Presidente da Câmara, Alan Senciatti e dos senhores Leomir Baldissera, Kenji Okamura e Juliano Venturelli, que desde o início apoiaram e contribuíram para a concretização deste objetivo, enfatizando os frutos colhidos pela união dos setores público e privado.

Destacou também a gratuidade da FATEC e a importância desta característica para a abertura de oportunidades profissionais em toda a região e finalizou, agradecendo a oportunidade e convidando os Vereadores a visitarem a Instituição.

 

Professora Doutora Sônia Maria Esposte Sturaro, representando a FATEC_CB

 

Para assistir à íntegra destas Sessões, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=uOfWFqZbHlc&t=53s

Facebook
Twitter
WhatsApp