Prefeito atende pedido de Matheus Francatto e disponibiliza transporte escolar aos alunos da Fatec e Etec

O prefeito Julio Fernando atendeu uma propositura assinada pelo vereador Matheus Francatto, atual presidente do Legislativo local, sobre a disponibilização de veículos do transporte escolar municipal para atender a demanda dos alunos da Etec Dr. Celso Charuri e da Fatec de Capão Bonito.

O documento reivindicatório de Francatto foi fundamentado na Lei Federal nº12.816, que permite aos Municípios utilizarem a frota escolar adquirida com recursos federais para transportar estudantes de escola técnica e ensino superior dentro do perímetro municipal. “Desde que não ofereça prejuízos ao objetivo primário, é possível oferecer transporte aos estudantes da Fatec e Etec através da frota escolar”, disse Francatto.

O vereador do PR falou ainda que considera a proibição “uma incoerência”. “Os ônibus doados pelo Governo Federal não poderiam ser usados pelos estudantes técnicos e universitários, mesmo sendo a União responsável pelo ensino superior. Foi uma vitória para os estudantes. O benefício vai possibilitar que muitos deles que estavam sem estudar devido à falta de transporte”, comemorou.

Matheus Francatto falou ainda que os horários oferecidos pela empresa que presta o serviço de Transporte Coletivo na cidade não eram compatíveis com a demanda dos estudantes. “Muitos estudantes me procuraram relatando vários problemas. A empresa oferece apenas um horário, somente o de ida, e no retorno, os estudantes têm que enfrentar o perigo e a insegurança, principalmente aqueles que estudam no período noturno”, completou.

O diretor da Etec, Alison Freitas, publicou uma nota de agradecimento ao vereador Matheus Francatto pelo empenho dedicado ao tema. “Em nome de toda comunidade escolar da Etec Dr. Celso Charuri, gostaríamos de agradecer o empenho do vereador Matheus Francatto, por ter agendado e nos acompanhado em reunião com o prefeito municipal, buscando alternativas para viabilização de transporte escolar para os alunos de nossa amada Etec”, disse.

O prefeito Julio Fernando autorizou a medida no último dia 8 de abril e desde então, a prefeitura tem disponibilizado um ônibus escolar para oferecer o transporte aos alunos da Etec e da Fatec. “Investir na capacitação profissional é investir no futuro da nossa cidade. Temos uma parceria sólida com a Etec e Fatec e o transporte escolar foi mais um passo importante para melhorar a acessibilidade aos estudos”, falou o prefeito. (AI)