Câmara de Capão Bonito investe na eficiência da gestão pública com criação da Controladoria Interna

Com a ideia de aumentar a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão, bem como melhorar o uso de recursos públicos, a Câmara Municipal de Capão Bonito, atualmente presidida pelo vereador Matheus Francatto (PR), tem investido em diversas medidas para o fortalecimento da gestão pública dentro do Legislativo local. Um dos setores fundamentais para esse propósito é a gestão de recursos humanos, com o fortalecimento do quadro de pessoal, por meio de atração de servidores qualificados, com sólida formação e ingresso via concurso público.

Além disso, com objetivo de aumentar a eficiência no uso de recursos públicos, Francatto criou o setor de Controladoria Interna, convocando um profissional habilitado por meio de concurso público, capacitação comprovada e exigência de formação superior obrigatória. Uma das funções desse novo setor será o de fiscalizar todo o processo de compras legislativas, execução de contratos, além de monitorar a evolução patrimonial.

Segundo o quadro de atribuições de pessoal do Legislativo, o Controlador Interno terá ainda o dever de prover toda a legalidade e eficácia no orçamento da Câmara Municipal, bem como a inspeção de auditorias internas para a devida averiguação dos atos administrativos. Todos os apontamentos e possíveis falhas serão encaminhadas ao Presidente da Casa de Leis para as devidas providências legais.

Para Matheus Francatto, além de seguir uma orientação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, ele garante que o controlador interno terá toda a liberdade e legitimidade para exercer suas funções. “É um profissional qualificado para contribuir com a eficiência da gestão pública na Câmara Municipal. Terá toda a segurança e garantias para exercer a função de forma imparcial”, comentou.

Inovação e transparência

Outra medida inovadora implantada pelo atual presidente Matheus Francatto (PR) está na remodelação do novo portal da Câmara Municipal. Previsto para ser lançado oficialmente no mês de maio, o novo portal do Legislativo traz novidades como um “menu interativo” para cada vereador, com banco de imagens, vídeos e proposituras.

Além disso, o acervo de imagens históricas do Legislativo foi digitalizado e estará acessível a todos os internautas. Outro destaque é o menu de vídeos históricos, inclusive com imagens inéditas da promulgação da Lei Orgânica Municipal em 1990.

Elaborado pela Assessoria de Imprensa em parceria com as empresas que oferecem suporte tecnológico, o novo portal também disponibilizará um aplicativo para celulares e smartphones, denonimado Câmara Comunidade. Com esse aplicativo, o cidadão poderá enviar denúncias, reclamações e possíveis irregularidades apontadas em obras e sérviços públicos. “É um modelo de Instagram da Cidadania. Nesse aplicativo, vamos criar uma relação mais direta dos vereadores com a população e suas demandas”, informou Francatto. (AI)